Os 12 templos mais surpreendentes do Sudeste Asiático
- Bel
- 28 de jan. de 2018
- 4 min de leitura
Quando pensamos em Sudeste Asiático, uma das primeiras coisas que vem a nossa mente são os magníficos templos, detalhes arquitetônicos majestosos, ruínas de antigas civilizações e cerimônias únicas realizadas nessa região da Ásia. Muitas pessoas associam o Sudeste Asiático ao budismo, mas apesar da predominância budista na região, nos 11 países que compõem o Sudeste Asiático há muito mais a ser visto como os templos hindus em Bali, os templos confucionista e taoísta no Vietnã, igrejas católicas nas Filipinas e as mesquitas na Malásia e Singapura.
O Budismo se fortaleceu nessa região por volta do século XIII através dos grandes impérios Khmer (Camboja) , Pagan (Mianmar) e Srivijaia (Sumatra/Indonésia). Desde então milhares de templos e espaços para cultos religiosos foram construídos e alguns ainda mantêm a sua magnitude atualmente como Borodubur, Angkor, Bagan e Ayutthaya,.
Entre as centenas de templos que visitamos, escolhemos os que mais nos marcaram, aqueles que mais nos surpreendemos, aqueles que sentimos uma energia boa ao entrar e aprendemos a cultura e história do país.
1º
SHWEDAGON PAGODA, YANGON, MIANMAR

Essa pagoda é considerado o primeiro centro budista do Mianmar, ela é uma verdadeira jóia a céu aberto. Diz a lenda que no local há relíquias de quatro antigos Budas e 8 fios de cabelo do Buda Sidarta Gautama. A stupa principal, o centro da pagoda, atinge 98 metros, coberto a ouro e no seu topo há milhares de diamantes e uma esmeralda de 76 quilates.
Para saber mais sobre o Mianmar clique aqui.
2º
WAT TRAIMIT/BUDA DE OURO, BANGKOK, TAILÂNDIA

Com aproximadamente 5 metros de altura e 5,5 toneladas, ela considerada a maior estátua do Buda sentado em outro maciço do mundo! Mesmo com tantas invasões e saques durante a história do império de siam essa estátua no estilo tailandês Sukhothai Buddha “sobreviveu” magicamente em seu território natal.
A estátua pode ser visitada do templo Wat Traimit localizado na chinatown em Bangkok.
Para mais informações sobre a Tailândia clique aqui.
3º
MAHAMUNI PAGODE, MANDALAY, MIANMAR

Em 1785 foi concluída a pagoda que hoje conserva o Mahamuni Buda. Durante uma viagem para espalhar os ensinamentos budistas, o próprio Buda visitou a construção da estátua e com a sua respiração moldou o bronze. Segundo antigas tradições foram feitas apenas cinco imagens idênticas ao Buda, 2 estão na Índia, 2 no paraíso e uma é a Mahamuni Buda.
A estátua é de bronze, pesa 6,5 toneladas e na coroa do Buda há diamantes, safiras e rubis. Diariamente, por volta das 4am monges realizam a cerimônia de limpar o Buda, apenas os homens podem se aproximar da estátua e colar as tradicionais folhas de ouro. Devido ao grande movimento ritualístico, atualmente a imagem conta com uma camada de 15 cm de ouro.
Para mais informações sobre o Mianmar clique aqui.
4º
ANGKOR WAT, SIEM REAP, CAMBOJA

Angkor é o maior monumento religioso do mundo! O complexo foi construído durante o império khmer e originalmente era um local hindu mas foi convertido para budismo. O nome Angkor Wat em khmer significada cidade dos templos.
Para mais informações sobre o Camboja clique aqui.
5º
BUDDHA TOOTH RELIC TEMPLE, SINGAPURA

O templo guarda uma relíquia do budismo, o dente canino do Buda. O dente foi encontrado na Índia e levado para Singapura, apenas os monges podem ver o dente de perto, mas há uma espaço para visitação aberta ao público onde é permitido ver a relíquia com uma certa distância. O templo foi construído em 2007 mas no local há uma história centenária. A construção foi feita a partir do estilo arquitetônico chinês e a obra custou em média S$ 75mi.
Nós adoramos visitar esse templo, gostamos muito da energia e tranquila da sala de meditação.
Para mais informações sobre a Singapura clique aqui.
6º
WAT PHO, BANGKOK, TAILÂNDIA

O Wat Pho fica próximo ao Grand Palace e possui a grande atração do Buda reclinado. A imagem do Buda possui 46 metros de comprimento e é coberto de folhas de ouro. O local também é conhecido por ser a primeira escola de Thai Massage.
Para mais informações sobre a Tailândia clique aqui.
7º
WHITE TEMPLE, CHIANG RAI, TAILÂNDIA

Originalmente Wat Rong Khun, o White Temple como é conhecido pelos estrangeiros é um templo budista localizado na pequena cidade Chang Rai ao norte da Tailândia. O templo foi idealizado por um artista local, é conhecido mundialmente pela sua reverência e contradição. No templo há muitas simbologias da vida e da morte, detalhes arquitetônicos budistas e mensagens subliminares.
O local é privado e foi construído em 1997.
Para mais informações sobre a Tailândia clique aqui.
8º
PURA TIRTA EMPUL, BALI, INDONÉSIA

Segundo os balineses o complexo próximo a Ubud foi construído pelo Deus Indra (Deus das tempestades a no hinduísmo) e possui uma fonte de água sagrada. O local conta com piscinas e fontes para banhos de purificação espiritual.
Para mais informações sobre Bali clique aqui.
9º
ANANDA TEMPLE, BAGAN, MIANMAR

O templo foi construído durante a dinastia de Pagan por volta de 1105dc, ele é considerado uma maravilha arquitetônica devido a sua fusão do estilo indiano e mon. No templo há 4 imagens do Buda, cada uma em uma direção cardial.
Para mais informações sobre o Mianmar clique aqui.
10º
BAYON, SIEM REAP, CAMBOJA

Bayon foi o último templo construído pelo império khmer na região próxima a Angkor. O local é um templo budista que conta com esculturas em pedras de rostos, alguns dizem que os rostos simbolizam o Buda, mas há também estudos que comprovam que os rostos referem-se ao rei que construiu o templo.
Para mais informações sobre o Camboja clique aqui.
11º
TEMPLO DA LITERATURA, HANÓI, VIETNÃ

O templo da literatura em Hanói é um templo confucionista, dedicado ao filósofo chinês Confúcio. O templo foi construído em 1070 e é um local de pura paz na caótica capital do Vietnã. O local foi a primeira universidade do país.
Para mais informações sobre a Vietnã clique aqui.
12º
BUDA DEITADO, AYUTTHAYA, TAILÂNDIA

O Buda reclinado está localizado na antiga cidade Ayutthaya na Tailândia. O Buda é de cimento e possui 37 metros de comprimento e 8 metros de altura.
Para mais informações sobre a Tailândia clique aqui.
Se você gostou desse post e quer saber mais sobre o Namastê Mundo, mais lugares inspiradores e por onde estamos? Nos siga no Facebook e Instagram, lá contamos todos os detalhes da nossa viagem!
Namastê!
Bel e Kalil
Comments