Como ir estudar MTC na China (Medicina Tradicional Chinesa)
- Bel
- 12 de jan. de 2018
- 4 min de leitura
Quando planejamos a nossa viagem de volta ao mundo muitos países eram incertos mas outros nós tínhamos certeza que iríamos. A China foi um lugar que escolhemos para estudar Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura e a massagem Tuina. Quando saímos do Brasil em julho de 2016 não tínhamos ideia de quando iríamos para a China e nem como isso iria acontecer, simplesmente deixamos tudo acontecer no seu tempo. Mas quando chegou o início de 2017 já sabíamos que o ideal seria estar na China em março ou abril, assim conseguiríamos ir para o Congresso Internacional de Pranic Healing em maio nas Filipinas. Então começamos a buscar na internet escolas para estudar na China, e sinceramente, pela internet não conseguíamos encontrar as informações exatas sobre os cursos e hospitais. Por isso iremos compartilhar com vocês como foi a nossa experiência em estudar na China e como organizamos o nossos cursos, assim mais pessoas tem acesso a essas informações e podem também ter uma experiência tão enriquecedora como a nossa.

Bom na nossa opinião há duas maneiras de fazer um curso de MTC na China, um independente e outro com um grupo do Brasil, ambas as formas são muito boas e a escolha de cada um depende do perfil do estudante. Quando o Kalil veio a primeira vez para estudar na China ele veio em um grupo de alunos que cursavam acupuntura no Brasil, toda a viagem foi organizada pelo ABA (Associação Brasileira de Acupuntura). Segundo ele, essa viagem foi maravilhosa, bem organizada, com muitas experiências e aprendizados.
Uma viagem em grupo é muito bom para quem está querendo fazer o curso sozinho, assim faz novas amizades, conhecer outras pessoas e também se sente mais seguro pois há sempre alguém com você. Outra vantagem do grupo é para quem não têm inglês fluente ou não tem muitas experiências em viagens no exterior.

Estudar na China é um investimento tanto profissional como pessoal, uma vantagem de fazer a viagem com grupos é poder se preparar financeiramente com antecedência e também quando chegar na China não ter que se preocupar com nada, como reservar hotel, vistos, passagens.. nada, só aproveitar a oportunidade e estudar! Talvez a única desvantagem que vemos em vim com os grupos é não ter a liberdade para escolher as datas pois as datas são fechadas de acordo com as turmas. Mas do mais, recomendamos muito e achamos que pelo primeiro contato é a melhor escolha!
CEATA
Hoje em dia quem organiza grupos de estudo na China é o Efraim da CEATA. Ele é um ótimo contato para quem quer estudar fora, ele mora aqui na China a muitos anos e tem vários contatos com escolas e hospitais. O Efraim também organiza grupos fechados para brasileiros para estudar acupuntura e outras técnicas da medicina tradicional chinesa. Nós entramos em contato com ele no início do nosso planejamento e fomos muito bem atendidos. Infelizmente, por causa das datas dos cursos que ele trabalha não conseguimos fechar com ele. Mas super recomendamos o seu trabalho a todos!

China Beijing International Acupuncture Training Centre (CBIATC)
Assim por recomendação de um amigo acupunturista do Kalil nós encontramos o CBIATC em Pequim. Logo que entramos no site deles descobrimos que na mesma semana que gostaríamos de estar em Pequim iria iniciar dois cursos: Acupuntura especializada em dor e Massagem Tuina, os dois cursos que gostaríamos de fazer! Foi perfeito e nem acreditamos!! Logo mandamos um email para a Theresia a pessoa responsável pelo estudantes internacionais, ela foi muito atenciosa desde o começo e nos passou todas as informações sobre o curso por email.
Gostamos muito do atendimento dela, realizamos a nossa inscrição por email e ela nos auxiliou com todos os detalhes da nossa viagem. Após fazer a inscrição a escola te ajuda a encontrar uma acomodação, no nosso caso ficamos em um hotel muito bom dentro do campus. Gostamos muito da hospedagem e recomendamos para cursos de curta duração, já para cursos de longa duração recomendamos alugar um apartamento ou flat. CBIATC fica muito bem localizada em Pequim, fica ao lado do hospital onde tínhamos aulas praticas e também fica próximo de um shopping onde tem vários restaurantes para almoçar e também próximo ao hospital têm várias lojas que vendem livros e material de medicina tradicional chinesa.

O cursos eram divididos em dois turnos, pela manhã ficávamos no hospital onde aprendíamos na prática os métodos e técnicas mais utilizadas, tudo era acompanhado por um doutor. Geralmente eles colocam os estudantes internacionais com doutores que falam inglês, mas caso o doutor não fale inglês a escola disponibiliza um tradutor em inglês ou espanhol para acompanhar o estudante. A tarde assistíamos aulas teóricas sobre diversos assuntos e tratamentos específicos. E no caso do curso de Tuina, a tarde também tinha algumas aulas práticas ensinando como fazer as manipulações e técnicas básicas da massagem.

Durante o nosso curso conhecemos um grupo de estudantes internacionais que estavam fazendo o curso avançado de acupuntura por três meses. Segundo eles vale muito a pena e experiência de um curso longo e intenso. A escola também oferece cursos para iniciantes como o curso básico de acupuntura com duração de três meses e o curso avançado também com duração de três meses. Além dos cursos de acupuntura a CBIATC têm cursos de Qiqong, dieta e cosmologia, fitoterapia, reflexologia, tuina, acupuntura focado para dor e diagnóstico. A CBIATC é uma escola recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMC)
Para informações e agenda atualizada entre no site da CBIATC aqui.
E se você está precisando de uma ajuda para planejar uma viagem pela China leia esse post que escrevemos:
Se você gostou desse post e quer saber mais sobre o Namastê Mundo, mais lugares inspiradores e por onde estamos? Nos siga no Facebook e Instagram, lá contamos todos os detalhes da nossa viagem!
Namastê!
Bel e Kalil
Comments