top of page

Filipinas: Manila, Cebu, Bohol e Siquijor

  • Bel
  • 10 de jan. de 2018
  • 6 min de leitura

Filipinas é um destino tendência nos últimos anos e acredito que o país continuará na lista dos lugares mais incríveis para ser visitado no mundo! As Filipinas faz parte do Sudeste Asiático, no entanto, há muitas diferenças entre os outros países da região! Quando viajamos pelo Sudeste Asiático, sentimos algo em comum entre os países, um pouco da cultura, da história, algumas semelhanças na culinária, no povo e até mesmo na espiritualidade já que a maioria desses países são budistas.


No entanto nas Filipinas foi diferente, ao pisar em Manila pela primeira vez, senti que não estava no Sudeste Asiático e sim uma grande semelhança com a América Latina! Para mim, o país é uma mistura de América Latina com Ásia.


Durante toda a nossa viagem entramos em contato com muitas pessoas, atendentes de hotéis, restaurantes, motoristas.... são tantas pessoas que é impossível lembrar de cada uma. Mas algo nunca esqueceremos, o povo filipino é o o povo mais simpático, amigável, sorridente e alegre que conhecemos em toda a nossa viagem! Todas as pessoas nos atenderam muito bem, a energia desse povo é maravilhosa!


 

Como viajar pelas Filipinas

 

As Filipinas é um arquipélago composto por mais de 7.000 ilhas! Viajar por lá quase sempre envolve vários meios de transporte: carro, avião, barco, tuk- tuk... Mas não se preocupe, as companhias áreas são boas e mesmo as travessias de barco para ilhas costumam ser rápidas e tranquilas. As melhores companhias áreas são a Air Asia e Phillipines Airlines, os aeroportos regionais costumam ser simples e alguns voos também costumam atrasar.

Vale lembrar que em Manila há dois aeroportos, o aeroporto internacional e o regional. Todos os voos nacionais da Air Asia saem do aeroporto regional. Os voos da Air Swift para El Nido também possuem um terminal diferente. Então confirme sempre qual o aeroporto do seu voo, pois dependendo o trânsito (sempre tem muito!) você corre o risco de perder o seu voo no deslocamento entre os aeroportos.

 

MANILA

 

Como disse anteriormente, Manila me lembra muito as grandes cidades da Ámerica Latina, é grande, populosa, com pouca infra estrutura e desigualdade social. É comum ver pela cidade favelas, pessoas pedindo dinheiro e um trânsito fora do normal! Mas calma, Manila também tem o seu lado bom, a cidade possui 3 regiões interessantes para ficar e conhecer! Mas as Filipinas é tão rica naturalmente, em suas ilhas estão as praias mais maravilhosas do Sudeste Asiático, há também cachoeiras, trilhas, vulcões.. então para que perder tempo em uma grande cidade? Indicamos ficar em Manila somente o necessário, talvez uma noite entre voos, ou no máximo duas. Mais do que isso você estaria desperdiçando o seu tempo em um paraíso entre tantas outras ilhas espalhadas por esse país tão especial.

 

Dicas de Manila

 

Caso você precise dormir alguns dias em Manila anote bem o nome desses dois bairros: BGC e Makati.


BGC

A região do BGC é uma parte nova da cidade, um bairro moderno, com vários prédios empresariais, hotéis, restaurantes e bares. O lugar é bem legal, nós visitamos esse bairro algumas vezes para ir em um restaurante que amamos o The Wholesome Table. Se puder em BGC fique próximo ao Bonifacio High Street o local conta com um shopping/mall aberto com cinema e uma praça de alimentação muito boa!

Makati

Makati é também um centro comercial da cidade, com prédios um pouco mais antigos do que em BGC mas com uma ótima localização. O ideal é ficar próximo ao shopping Greenbelt. Nessa região há algumas opções de restaurantes e bares também.

Visitar a região de Intramuros

O principal passeio na cidade é visitar a região de Intramuros, uma parte histórica da cidade que conta com várias igrejas, fortes e prédios construídos na época da colonização espanhola.

O vulcão Taal

Próximo a Manila na região de Tagaytay fica o vulcão Taal. Há vários passeios nessa região como trilhas e passeios de quadri. Quem quiser passar uns dias por lá recomendamos esse cantinho super charmoso que encontramos na internet, o Sonyas Garden. O hotel fica em uma casa super charmosa, com um jardim lindo e comidas vegetariana! Já podemos voltar? haha

 

Onde comer em Manila

 

A comida nas Filipinas é diferente do restante da Ásia, eles comem muita carne e há poucas opções da culinária local vegetariana. Em Manila nós amamos esses lugares, comemos lá várias vezes, mas não é nada local.


The Wholesome Table

Esse foi um restaurante que conhecemos através de uma amiga que conheci na Austrália em 2008, a Yuri é japonesa e estava morando em Manila durante a nossa visita pelas Filipinas. Sabe um lugar que você se apaixona logo que entra? Lá foi assim, o lugar é bem charmoso, a comida é maravilhosa e possui várias opções para vegetarianos e veganos. Eles possuem dois restaurantes na cidade, um em BGC e outro em Makati/Salcedo.

Salad Stop

Essa é uma franquia de saladas e wraps, nós amamos comer lá e voltamos várias vezes! O lugar ficava muito próximo ao nosso hotel em Makati e era uma ótima opção para almoço, lanche ou jantar.

 

Lugares para praticar Yoga em Manila

 

Em Manila encontramos dois estúdios yoga que parecem ser bem legais. Não chegamos de participar de nenhuma aula mas parecem ser bem interessantes.



Durante a nossa viagem de volta ao mundo passamos vários dias em Manila devido a Convenção Internacional de Pranic Healing que participamos em 2017. Mesmo não amando a cidade, foram bons dias para descansar e organizar a reta final da viagem!


Depois de Manila fomos para Boracay, uma ilha que amamos apesar de ser bem turística e movimentada.

Para ser sobre a nossa experiência em Boracay clique aqui.

 

CEBU

 

Cebu é umas das maiores ilhas nas Filipinas, a cidade de Cebu lembra uma cidade do interior do Brasil. Ela está em desenvolvimento, possui uma área comercial é o ponto de partida para explorar as belezas naturais da ilha. Não recomendamos passar um dia em Cebu City, vale a pena passar a noite lá apenas se o seu voo de chegada/saída for a noite ou bem cedo. A cidade também não possui praias bonitas, o mais legal é explorar a costa da ilha como em Oslo e Alegria e dormir próximo a essas regiões. Fazer daytour para esses locais a partir de Cebu City é um pouco cansativo já que alguns destinos podem demorar mais de 3 horas de carro cada trecho.

 

O que fazer em Cebu

 

Oslob e os tubarões baleia

Mergulhar com os tubarões baleia em Oslob é um dos principais motivos para chegar até Cebu. No sul da ilha, no vilarejo de Oslob todas as manhas os gigantes chegam próximo a praia para a alegria dos viajantes. Oslob não chega a ser uma cidade, por lá não há um centrinho charmoso com restaurantes e hotéis, tudo fica meio espalhado pela costa. O ideal é ficar em um hotel próximo a região e fazer o passeio a partir do seu hotel.

Nos ficamos nesse e gostamos.


O local que é feito o mergulho é bem rústico e algumas vezes pode estar lotado! Na manha que visitamos achamos bem cheio o local mas mesmo assim deu para sentir a energia de mergulhar muito próximo a esses grandes seres da natureza.

Sinceramente não sei se essa atividade é benéfica para os animais já que eles são acostumados com a vida selvagem, mas quando visitamos o local não vi nenhum mal trato entre os animais e eles não ficam presos.


Tumalog Falls e Sumilon Island

Próximo a Oslob há dois passeios legais para fazer, o da cachoeira Tumalog e da ilha Sumilon.



Alegria e o canyoning

É nessa região, Alegria, que fica a cachoeira “mais famosa do Instagram”!! haha sério nunca vi uma cachoeira tantas vezes nas redes sociais igual a Kawasan Falls. A popularidade não é a toa, a cachoeira realmente é muito linda com um azul turquesa inesquecível! O local também conta com um restaurante próximo a cachoeira que alguns vezes pode estar bem movimentado.


A cachoeira também é o destino final da atividade de canyoning no rio Kanloab. Atividade é bem radical, conta com vários pulos pelo rio, cachoeiras e uma caminhada de algumas horas até a chegada na Kawasan Falls. O Kalil participou do canyoning e gostou! Apenas lembramos que atividade pode durar o dia inteiro exigindo um preparo físico mínimo para a prática.

O Rio Kanloab parece sair de um conto de fadas ou do filme Peter Pan, ele possui uma cor turquesa incrível e uma floresta ao redor com muita energia!


Nós reservamos esse passeio a partir do nosso hotel em Oslob e fizemos um bate e volta. Há também a opção de dormir próximo a alegria e fazer o passeio pela manha e garantir a Kawasan Fals vazia.

 

BOHOL

 

Bohol é uma ilha muito próxima a Cebu, para quem têm mais dias nas Filipinas recomendamos adicionar essa ilha no seu roteiro. É lá que fica os famosos Chocolate Hills, há várias opções de trilhas e cavernas e algumas praias bem bonitas! Nós não fomos até lá mas vontade não faltou! ;)

 

SIQUIJOR ISLAND

 

Essa ilha fica próxima a Cebu, para chegar até lá é necessário pegar um ferry até Dumguete, e de Dumguete outro ferry para Siquijor. Nós também não visitamos a ilha mas se tivéssemos mais tempo na região gostaríamos de estender a nossa viagem até lá!


Quer saber mais sobre as nossas experiências nas Filipinas leia os posts:


E se você está precisando de uma ajuda para planejar uma viagem pelo Sudeste Asiático leia esse post que escrevemos:


Se você gostou desse post e quer saber mais sobre o Namastê Mundo, mais lugares inspiradores e por onde estamos? Nos siga no Facebook e Instagram, lá contamos todos os detalhes da nossa viagem!


Namastê!


Bel e Kalil

留言


Aproveite para saber mais:
© Copyright
DSC_0473
DSC_0297
DSC_0276
koh rong 2
DSC_0122
DSC_0039
Big Buddha
vietna
DSC_0492
DSC_0020
DSC_0208
Hobitton Tour
Ubud
Maya Bay
Quem Somos

Isabela e Kalil, um casal cuiabano viajando o mundo em busca de experiências culturais, alimentação vegetariana, lugares sagrados e yoga.

 

Read More

Procure por assuntos (Tags)

Copyright© 2017 by Namaste Mundo. Todos os direitos reservados.

bottom of page