top of page

Nova Zelândia: Uma viagem de campervan / motorhome pelo país

  • Isabela
  • 9 de jan. de 2018
  • 7 min de leitura

A experiência de viajar de campervan pela Nova Zelândia foi uma das mais incríveis que vivemos na nossa volta ao mundo. Passar uns dias na estrada conhecendo lugares e paisagens de tirar o fôlego nos fez amar ainda mais o país. A liberdade de dormir em um lugar como na beira do lago em Mt Cook com um céu super estrelado nos fez entender em outro nível o quanto somos abençoados por viver em um planeta tão lindo e especial.


Se você também sonha em fazer uma viagem dessas, a nova Zelândia é o lugar certo! O país é referência em freedom camping, é super seguro e possui uma ótima infra estrutura. No verão as estradas costumam ficar super movimentadas e é a alta temporada para esse tipo de viagem. Já o inverso é a baixa, pois as estradas ficam úmidas e em alguns pontos com muita neve. E também ninguém gosta de dormir em um carro com uma temperatura abaixo de zero né?


Durante a nossa viagem encontramos muitas pessoas nos campings mas quase nenhum brasileiro! Com esse post esperamos inspirar mais vocês para viver essa linda experiência!


A Nova Zelândia é um país que temos uma conexão muito forte, foi lá que o nosso sonho iniciou em 1 de julho de 2016, uma viagem de volta ao mundo. Auckland foi a nossa primeira parada, moramos na cidade por 2 meses e meio para estudar inglês e depois do viajamos por 15 dias pelo país.

 

Roteiro

 

Escolher o roteiro é o primeiro passo para organizar uma viagem de carro pela Nova Zelândia, assim dá para saber quantos dias será a sua viagem e que tipo de carro é mais adequado. Nós escolhemos ir de Auckland (ilha norte) até Queenstown (ilha sul) em 13 dias. Escolhemos uma campervan Condo Jucy e fizemos essa viagem em baixa temporada (final de setembro).


O nosso roteiro foi: Auckland - Coromandel - Rotorua - Taupo - Picton - Kaikoura - Chirstchurch - Mt Cook - Wanaka - Queenstown. Foi uma viagem corrida mas ao mesmo tempo tranquila, alguns dias passamos o dia na estrada mas não era cansativo, os lugares eram incríveis e sempre paramos em um lugar para relaxar ou comer. Uma opção para quem têm mais dias é ir de carro até Milford Sound (após Queenstown).


Ao chegar na ilha sul há duas opções para ir até Queenstown, a costa leste e a costa oeste. Nós ficamos na dúvida de qual escolheríamos até um dia antes pois as duas são muito lindas e passam por cidadezinhas, praias e montanhas. Mas um dia antes em Picton conversamos com o pessoal do nosso camping e eles nos informaram que nos próximos dias iria chegar uma tempestade vindo da costa leste e afetaria todo o percurso até Queenstown, não pensamos duas vezes, pegar uma tempestade nas estradas cheias de curvas e no alto dos Alpes seria uma péssima ideia e poderia nos deixar preocupados. Então escolhemos ir pela costa leste e fomos abençoados com dias perfeitos e sem chuva e ventos fortes!


Outro opção de roteiro e ir pela costa oeste da ilha sul: Auckland - Coromandel - Rotorua - Taupo - Nelson – Greymouth, Franz Josef, Wanaka e Queenstown


Ou ainda para quem têm mais tempo vale a pena esticar a ilha norte até o Mt. Taranaki e ver as incríveis estátuas naturais de elefantes na praia!

 

Destaques de cada região

 

Coromandel Pensinsula: Catedral Cove, Hot Pools e Whitihianga.


Rotorua: Termas,rafting, vulcões e cultura maori.


Taupo:Lago, montanhas, trilhas, estação de ski, vulcões, cachoeiras e rafting.


Picton e Nelson: Fiordes.

Kaikoura: Baleias, alpes e praias vulcânicas.


Christchurch: História e cultura.

Mt Cook e Tekapo: Lago,montanhas e trilhas.


Wanaka: Esportes radicais, trilhas, estação de ski, montanhas, lagos e vida noturna.


Queenstown: Esportes radicais, trilhas, estação de ski, montanhas, lagos e vida noturna.


Milford Sound: Os maiores fiordes do hemisfério sul.


Dunedin e Bluff: Cultura, história e praias.


 

Tipo de carro - Qual a diferença entre um motorhome e uma campervan?

 

Essa foi a primeira dúvida que surgiu quando planejamos essa viagem de carro, afinal qual carro é mais indicado para nós? Depois de pesquisar muito na internet descobrimos que basicamente há duas diferenças, têm a opção de viajar com uma campervan e a de motorhome.


A campervan é um carro menor, geralmente tem uma cama de casal, uma cozinha pequena ou portátil e alguns tem banheiro mas não é obrigatório.


Já o motorhome é um carro maior, e tem geralmente uma cama de casal ou mais, uma cozinha boa e um banheiro com toilet e chuveiro. Nós indicamos viajar de motorhome para quem deseja mais conforto durante a viagem ou para quem ira fazer essa viagem com mais de duas pessoas.


Já campervan é ideal para quem viaja sozinho, um casal ou um grupo de amigos de no máximo 3 pessoas (3 pessoas já fica um pouco apertado). Claro que isso é apenas uma opinião nossa, e o estilo de viagem é uma escolha de cada um! ;)

Nós escolhemos fazer a viagem pela Nova Zelândia com uma Jucy Condo e amamos a experiência! A Jucy Condo é uma campervan que tem duas camas de casal, uma cozinha pequena e um banheiro portátil. Como viajamos em uma época ainda fria, escolhemos revezar os lugares que dormíamos, algumas vezes dormíamos em lugares públicos na beira de lagos, mar e entre montanhas; e outras vezes em campings privados no centro das cidades com uma infra estrutura muito boa de cozinha e banheiro. Dessa forma achamos bem tranquilo ter por 13 dias a Jucy Condo como casa.


Jucy Condo

Jucy Chaser


Fizemos todas as nossas pesquisas de empresas e valores pela internet, a nossa decisão final foi a empresa Jucy, nós achamos preço deles muito bom, carros novos e eles tinham duas coisas que fizeram toda diferença na nossa escolha final. A primeira foi que ao alugar um carro na empresa não é necessário pagar nenhuma bond e a outra foi que eles eram a única empresa com um escritório no centro de Auckland, assim ficou muito mais fácil conhecer o carro e pegar o carro já no centro da cidade. As outras empresas ficam localizadas no aeroporto, e para pedir qualquer informação teríamos que ir até lá!

 

Lugares para dormir

 

Ao anoitecer há duas opções para pernoitar, os lugares públicos e os privados. Os públicos costumam ser próximos a natureza e algumas vezes possuem banheiros. Já os privados há várias opções próximo as cidades e algumas próximos a natureza.


Super dica!

Um super dica para ajudar a organizar as pernoites é baixar o aplicativo Offical Camping NZ Rankers. Nesse aplicativo você encontra todas as opções disponíveis próxima ao seu destino. Ainda conta com os valores por diária (se for privado) e algumas dicas de viajantes também.


Saiba mais informações sobre o aplicativo e site aqui.​

 

Como é dirigir na Nova Zelândia e na mão inglesa

 

Na Nova Zelândia eles não exigem nenhum treinamento específico para alugar um carro, mas muitas empresas indicam assistir alguns vídeos para ajudar iniciantes a ter uma viagem mais segura pelo país. Para nós dirigir na mão inglesa foi uma novidade, e nosso "batizado" foi nessa viagem. No primeiro momento achamos difícil e dirigimos devagar tomando bastante cuidado com as curvas e a placas de informações. Mas após umas duas horas na estrada já estávamos acostumados e mais tranquilos.


Para alugar o carro é necessário ter em mãos a sua habilitação do Brasil e a sua Internacional, o ideal é levar as duas!

A travessia da ilha norte para a ilha sul

A travessia entre as duas ilhas é feita de ferry Interislander entre as cidades de Wellington e Picton. Não se esqueça de colocar no seu orçamento as passagens, elas costumam ser um pouco altas e algumas vezes há a possibilidade de comprar junto com o aluguel do carro. Reserve com antecedência o seu ticket, o valor do ticket depende do tamanho do seu carro e a quantidade de pessoas viajando. A travessia é bem tranquila e o barco é muito bom!


Saiba mais informações sobre o Interislander aqui.

 

Melhor época para ir

 

A melhor época para fazer essa viagem na Nova Zelândia é durante o verão, a primavera ou outono. Nós não indicamos fazer uma viagem longa de carro pelo país no inverno já que as estradas ficam mais perigosas devido as chuvas/nevasca e também como faz muito frio no país dormir dentro de um carro em temperatura negativa por muitas noites não deve ser tão agradável!


Durante o verão é a alta temporada para esse estilo de viagem, então é bom estar preparado para aluguéis com valores um pouco mais altos, estradas movimentadas e campings cheio. Para quem deseja viajar no verão é bom reservar o carro com antecedência pois muito esgotam e também já deixar reservado os camping já que os lugares são limitados. Já para quem for viajar na primavera ou outono, os campings podem estar mais tranquilos e ter disponibilidade de carros.


Nós viajamos entre metade e final de setembro e gostamos bastante! Mas em muitos lugares as noites e manhãs estavam bem frias e geladas, a nossa sorte foi que a atendente da Jucy era muito simpática e nos ofereceu um aquecedor de cortesia, assim quando tínhamos eletricidade ligávamos ele e dormíamos no quentinho. Mas como alguns lugares não tinha eletricidade o jeito era ligar o ar no carro, esperar aquecer um pouco e dormir antes de esfriar de novo! Uma vantagem de viajar nessa época foi a facilidade para passar a noite tanto nos campings gratuitos como nos pagos. Não reservamos nada com antecedência, e um dia antes escolhíamos o lugar onde passaríamos a noite. Mas é bom lembrar que nessa época no ano ainda neva alguns dias na Nova Zelândia, principalmente na ilha sul, mas já não é tão frequente como junho, julho e agosto então as estradas ficam mais seguras para dirigir.

 

Valores

 

A opção da campervan geralmente é mais em conta que um motorhome, mas a escolha do carro e os valores finais depende de quantas pessoas irão fazer essa viagem e quão confortável a pessoa deseja viajar.


Mas em média a diária de uma boa campervan sem seguro é NZ$ 80,00 , a diária do seguro com total cobertura é em média NZ$ 30,00 por dia. A motorhome sem seguro, para duas pessoas, é em média NZ$130,00, e a diária do seguro com total cobertura NZ$ 45,00 por dia. (Valores atualizados em janeiro 2017)

 

Nova Zelândia x Austrália

 

Uma outra opção é fazer uma viagem de carro pela Austrália, como amamos a nossa experiência na Nova Zelândia pensamos em repetir ela na Austrália. Mas logo que começamos a nossa pesquisa já notamos algumas diferenças entre os países. Primeiramente, achamos os aluguéis na Austrália e os valores dos campings privados mais altos. Outra coisa que notamos foi que na Austrália não tem a vantagem do freedom camping, mesmo com o aplicativo, há poucos lugares disponível.


Mas claro que indicamos muito uma viagem assim pelo país, deve ser incrível conhecer a costa leste de carro, a Great Ocean Road, o Outback.. e porque não a Austrália inteira? :D

 

Outras Fontes

 

Mas para quem está pensando em viajar pela Austrália ou Nova Zelândia indicamos esses sites para pesquisas:


Boa Sorte e pé da estrada!


Se você gostou desse post e quer saber mais sobre o Namastê Mundo, mais lugares inspiradores e por onde estamos? Nos siga no Facebook e Instagram, lá contamos todos os detalhes da nossa viagem!


Namastê!


Bel e Kalil


Comentários


Aproveite para saber mais:
© Copyright
DSC_0473
DSC_0297
DSC_0276
koh rong 2
DSC_0122
DSC_0039
Big Buddha
vietna
DSC_0492
DSC_0020
DSC_0208
Hobitton Tour
Ubud
Maya Bay
Quem Somos

Isabela e Kalil, um casal cuiabano viajando o mundo em busca de experiências culturais, alimentação vegetariana, lugares sagrados e yoga.

 

Read More

Procure por assuntos (Tags)

Copyright© 2017 by Namaste Mundo. Todos os direitos reservados.

bottom of page