top of page

Índia: a energia única em Rishikesh

  • Foto do escritor: namastemundo
    namastemundo
  • 8 de jan. de 2018
  • 5 min de leitura

Se você ama yoga e pratica algum tipo de meditação provavelmente já ouviu falar desse lugar tão especial, Rishikesh. A cidade é uma paz na caótica Índia, é o lugar ideal para sentir a poderosa energia do Rio Ganges, para participar das cerimonias hinduístas e para praticar yoga. Se tudo isso não fosse o suficiente, a cidade possui inúmeras opções de restaurantes e cafés vegetarianos. A cidade também agrada os aventureiros e mochileiros com várias opções de trilhas pelos Himalaias e rafting.



Rishikesh sempre foi considerado um solo sagrado, entre os himalaias e o rio ganges a energia vibra em uma frequência mais elevada, possibilitando, uma maior purificação interior e despertar. Vários gurus indianos e estrangeiros possuem ahsram na região, alguns mais conhecidos para nós brasileiros é o Sri Prem Baba e o Mooji. Em muitos locais os vendedores falam um pouco de português, em determinadas épocas do ano a cidade fica lotada de brasileiros devido aos Satsangs no ashram do Sri Prem Baba.


Independente da sua busca ou linha espiritual, visitar Rishikesh é uma experiência única! O aroma de incenso é constante, o canto de mantras nos ashram também, assim como a leveza e a alegria no coração. Vá a Rishikesh em busca de novas experiências, aberto para o novo, veja a cidade além das pontes cheias e vacas pela rua.. Sinta a sua verdadeira energia!

Como chegar em Rishikesh

A cidade fica localizada ao norte da Índia e próximo a cidade de Dehradun e Haridwar. Nós seguimos uma dica de uma amiga que nos indicou chegar de avião no aeroporto de Dehradun. O voo entre Mumbai e Dehradun é em média US$100,00 e dura umas três horas. Já para Nova Delhi o valor é em média US$50,00 e o voo dura uma hora e meia. Gostamos muito da opção aérea, é confortável, rápido e por um preço justo (compre com antecedência). O valor pode parecer alto se comparar com as opções de trem e ônibus, mas com o país é enorme, acho que vale a pena investir a mais nas passagens e ganhar tempo.


O aeroporto de Dehradun fica a uns 45 minutos ou uma hora de carro de Rishikesh. Tome cuidado ao chegar ao negociar o valor do taxi com os motoristas para pagar por um preço justo pela corrida.


Uma outra opção é ir de trem e parar nas estações de Rishikesh ou Haridwar. As viagens de trem na Índia costumam ter longas distâncias, atrasos e um pouco de desconforto. Tudo depende da opção e experiência que deseja ter na sua viagem.

Uma outra opção, caso queira ir para Nova Delhi, é ir de carro. Na volta nós voltamos de carro, fechamos um preço com o motorista no nosso hotel e ele nos deixou no hotel em Delhi. A estrada não é muito ruim, ela esta praticamente toda asfaltada e com via dupla. Caso não tenha muito trânsito o trajeto de carro demora umas quatro horas.

Onde ficar em Rishikesh

Apesar de Rishikesh ser bem tranquilo, não se engane, a cidade é grande e em apenas parte dela fica essa tranquilidade. Caso você queira, assim como nós, algo mais simples e tranquilo, indicamos ficar próximo as duas pontes Ram Jhula e Lakshman Jhula. É nessa região da cidade onde se encontram os ashrams, aarti, restaurantes e lojinhas.


A cidade é bem simples, não espere por aqui super pousadas ou hostels charmosos. Nós ficamos no Divine Ganga Cottage e gostamos muito! Os quartos eram limpos e confortáveis e o café da manhã era muito bom também! O hotel fica bem localizado, fazíamos tudo a pé e também não havia barulho próximo aos nossos quartos.

O que fazer em Rishikesh

Parmarth Niketan Ashram

Esse é o ashram mais conhecido da região, todos os dias as 18:30 eles realizam uma cerimônia na beira do rio ganges conhecida como aarti. Vale a pena chegar mais cedo para garantir um bom lugar sentado. E também não deixe de comprar uma oferenda com flores e incensos para colocar no rio ganges no final da cerimônia com as suas intenções para Maa Ganga (Mãe Ganga, como eles chamam o rio). Esse é um dos momentos mais especiais durante uma visita e Rishikesh.


Maharishi Mahesh Yogi Ashram

Os Beatles visitaram esse ashram na década de 70, passaram uns dias na companhia do seu guru Maharishi Mahesh e fizeram algumas músicas durante a estadia no ashram. Nós achamos o local meio abandonado, chegamos até a entrada, mas não entramos. Ouvimos várias pessoas saindo de lá falando que não valia a pena pois o local estava sujo e em completo abandono. Porém li alguns comentários na internet de pessoas que gostaram de fazer a visita, então fica a seu critério! ;)


Yoga e Meditação

Rishikesh é conhecida como a capital da yoga, na região há muitos centros de yoga e meditação. Alguns são bem simples, outros, mais tradicionais. Recomendo você visitar o local antes de se matricular em um curso longo ou agendar uma aula, assim você terá uma verdadeira noção como é o local.


Algumas opções para praticar em Yoga em Rishikesh:

  • Yoga Peeth

  • Omkarananda Ashram

  • Parmarth Niketan

  • Vinyasa Yogashala


Banho no Ganges

Tomar um banho do rio ganges é uma experiência forte e enriquecedora. Há vários locais próximo a cidade que é possível tomar banho no rio, se você prefere ir para lugares mais vazios, alertamos que a corrente do rio é bem forte e que o indicado é ficar apenas próximo a areia e não nadar no rio. O rio ganges nessa região forma vários buracos e redemoinhos, somando com a forte correnteza, se tornando um perigo para viajantes. Peça sempre informações no seu hotel, eles irão te informar o local mais próximo e seguro.


Festival internacional de yoga

Anualmente acontece o Festival Internacional de Yoga em Rishikesh, essa é uma oportunidade para conhecer pessoalmente várias pessoas inspiradoras do mundo da yoga.


Mercados, livrarias e lojinhas

Por toda a região há várias lojinhas, mercados e livrarias que vendem muitas coisas legais. Roupas, japamalas, sinos tibetanos, objetos decorativos... vá com espaço na mala! haha


Rafting

Além dos banhos, o rio ganges também é conhecido pelas suas corredeiras. A temporada de rafting e canoagem acontece entre setembro – junho, na cidade há várias empresas especializadas em turismo de aventura que realizam um daytour rafting.

Onde comer em Rishikesh


Little Buddah Café

Guarde esse nome, aqui nesse lugar você íra comer uma comida indiana maravilhosa, pizzas, lanches, saladas, sucos.. tudo uma delícia!!



Além do Little Buddah também comemos em vários outros lugares, não me lembro dos nomes, mas não se preocupe, pelas ruazinhas de Rishikesh há muitas opções para se alimentar!

Melhor época para visitar Rishikesh

A cidade por ser visitada o ano inteiro, o período entre outubro – fevereiro são os meses mais frescos, janeiro é o mês mais frio do ano e a temperatura nessa época varia entre 19C a 27C. Entre março-junho é o período mais quente, nesses dias a média é de 35C. Nós visitamos Rishikesh em junho e realmente estava bem quente, mas por ser uma região montanhosa as manhas e finais de tarde eram mais frescos. Já entre julho – setembro é a época das chuvas e baixa temporada.


Saiba mais detalhes da nossa viagem pela Índia nos posts:


Se você gostou desse post e quer saber mais sobre o Namastê Mundo, mais lugares inspiradores e por onde estamos? Nos siga no Facebook e Instagram, lá contamos todos os detalhes da nossa viagem!


Namastê!


Bel e Kalil


Comments


Aproveite para saber mais:
© Copyright
DSC_0473
DSC_0297
DSC_0276
koh rong 2
DSC_0122
DSC_0039
Big Buddha
vietna
DSC_0492
DSC_0020
DSC_0208
Hobitton Tour
Ubud
Maya Bay
Quem Somos

Isabela e Kalil, um casal cuiabano viajando o mundo em busca de experiências culturais, alimentação vegetariana, lugares sagrados e yoga.

 

Read More

Procure por assuntos (Tags)

Copyright© 2017 by Namaste Mundo. Todos os direitos reservados.

bottom of page