Uma aventura pela Nova Zelândia
- namastemundo
- 4 de jan. de 2018
- 4 min de leitura
A Nova Zelândia é um país que respira aventura, os neozelandeses devem possuir um DNA extra, o DNA aventureiro. O país é composto por duas ilhas conhecidas como Ilha Norte e Ilha Sul. Ambas possuem paisagens magníficas e únicas no mundo inteiro. Além de ser um dos melhores países no índice IDH, a Nova Zelândia é super segura para praticantes de esporte solo ou em grupo. O país possui uma grande infraestrutura de apoio ao turismo e oferece muitos guias, áreas de camping e trilhas monitoradas no país a fora. Iremos compartilhar com vocês algumas aventuras que fizemos e outras mais radicais que deixamos para uma outra vez..

Viagem de Motorhome
Durante a nossa viagem de volta ao mundo passamos 3 meses na Nova Zelândia, nos quais 15 dias viajamos de campervan pelo país! Nós nos surpreendemos pela organização e segurança das estradas e paradas. A secretaria de turismo da Nova Zelândia oferece um guia ou também um aplicativo com os locais mais indicados para parar o carro para dormir, a maioria é gratuito e com vistas maravilhosas!!




Durante os 15 dias passamos por lugares incríveis como a Cathedral Cove, Rotorua, Taupo, Monte Cook, Kaikoura, Picton, Wanaka, Queesntown e Milford Sound.
Canoagem
Um dos momentos mais divertidos da viagem foi remar do Rio Kaituna em Rotorua, o rio é muito conhecido pelos canoístas neozelaneses e é têm uma grande importância espiritual para os maoris. O rio possui a maior queda de rafting comercial do mundo, a Tutea Falls de 7 metros! Antes de descer a queda os guias fazem uma oração na língua maori para pedir proteção durante a descida, eles acreditam que isso é uma forma de respeito a cachoeira que é um lugar espiritual para os maoris. E eles atém brincam, se não fazer a oração você pode não fazer uma boa descida, ou seja, o bote vira!!






Além do Rio Kaituna (classe 5), outros rios muito indicado para a prática da canoagem é o Rio Tongariro (classe 3) próximo a Taupo e também o Rio Shotover (classe 3-5) e Kawarau (classe 2-3) próximo a Queenstown.
O esporte pode ser praticado como uma atividade de poucas horas ou também em expedições que podem chegar a 5 dias ou mais! Além dos rios é possível praticar a canoagem oceânica em Milford Sound, em Picton e nas praias no norte da Ilha Norte.
Bike
A Nova Zelândia possui mais de 2.500km de trilhas de bicicleta espalhadas pelo país! É possível viajar praticamente o país inteiro de bicicleta!! Incrível não é mesmo? Em muitas cidades a bicicleta é o meio de transporte de muitas pessoas que aproveitam os dias de verão para se locomover e ainda aproveitar o dia. Durante uma viagem de bicicleta pelo país é possível entrar em contato com várias belezas naturais como montanhas com pico nevado, trilhas por florestas, rios com águas cristalinas, praias, fiordes, vinícolas e cidades charmosas. Uma das trilhas mais conhecidas e uma das mais longas é a Alps2Ocean, essa trilha possui 300km, inicia no meio dos Alpes do Sul e finaliza na Costa da Ilha Sul. Durante o trajeto há várias opções de hospedagem, algumas em cidades e outras em parques nacionais.

Esportes Radicais
Como disse no início desse texto, os neozelandeses amam aventura, gostam tanto que foram eles quem inventaram o Bungee Jump! O esporte pode ser praticado em Queenstown e um deles, o Navis é o maior salto de queda livre do país com 134 metros de altura! Vocês teriam coragem?
Além do bungee jump, na cidade de Queenstown, conhecida como a capital dos esportes radicais há várias outras opções como: Paraquedas, Paraglidling, Trekking, Snowboarding e muitos outros! Uma dica é passar uns dias em Wanaka, uma cidade vizinha de Queenstown, la há também várias opções para os aventureiros!


Corrida de Aventura
A corrida de aventura também é um esporte muito conhecido no país. Foi em 1982 que os neozelandeses organizaram a sua primeira corrida de aventura, a Coast to Coast. A corrida é conhecida mundialmente por suas belezas naturais e dificuldade. No total a Coast to Coast é uma corrida que pode ser feita em 2 dias ou um 1 inteiro, dos seus 243km, 140km são de bike, 33km de corrida e 70km de canoagem.. E ai vocês topam esse desafio?

Montanhismo
O montanhismo neozelandês está marcado na história do esporte, Sir Edmund Hillary, foi o primeiro alpinista a escalar os 8.850 metros do cume do Monte Everest em 1953! Junto com o seu companheiro sherpa Tenzing Norgay foram os primeiros alpinistas a chegar no cume da mais alta montanha do mundo! Hillary costumava fazer o seus treinos nos Alpes da Ilha Sul e no Monte Cook, a montanha mais alta da Nova Zelândia. Hoje em dia muitos montanhistas e alpinista realizam o cume do Monte Cook como um treinamento para o Everest. Além do Monte Cook, na Nova Zelândia há várias opções para a prática de caminhas em trilhas nos parques nacionais. Uma das trilhas mais conhecidas no país é a trilha que cruza o Mildford Sound, as trilhas do Parque Monte Aspiring em Wanaka e a trilha Routeburn.

Apesar de ser um país com muitas opções para aventura a Nova Zelândia não é só aventura! O país possui uma das melhores produções de vinho do mundo, é um ótimo país para fazer viagens em família e também um local ideal para fazer um intercâmbio para aprender inglês! Em breve iremos compartilhar mais dicas do nosso intercâmbio para vocês! ;)
Se você gostou desse post e quer saber mais sobre o Namastê Mundo, mais lugares inspiradores e por onde estamos? Nos siga no Facebook e Instagram, lá contamos todos os detalhes da nossa viagem!
Namastê!
Bel e Kalil
Comments