Filipinas: El Nido - Palawan (uma das ilhas mais bonitas do mundo!)
- namastemundo
- 2 de out. de 2017
- 7 min de leitura

Guarde esse nome, El Nido, um dos lugares mais lindos que você irá visitar no Sudeste Asiático! A região foi o primeiro lugar que escolhemos visitar nas Filipinas, descobrimos El Nido uns meses atrás quando vimos umas fotos da Lala Rebelo na região pensamos, ESSE LUGAR É INCRÍVEL, NÓS VAMOS PARA LÁ COM CERTEZA!
E depois de passar pelo mar super azul na Indonésia, Tailândia e Camboja afirmamos, igual El Nido não há! O que faz de El Nido um lugar tão especial não é só a cor do mar, as rochas calcárias “flutuando no mar” , para nós, o que mais nos encantou foi a combinação: vida marinha + ilhas calcárias + mar turquesa/esmeralda! A vida marinha no arquipélago é espetacular, e fazer snorkel no Shimizu Point foi um dos highlights de toda a nossa viagem de volta ao mundo! Inesquecível!
O mar por aqui não é “apenas” super cristalino e turquesa, os tons variam muito, desde o azul marinho até o verde. Uma pintura da natureza nos mares filipinos!

A Ilha Palawan
Palawan fica localizada próximo a Manila, Boracay e Cebu. A ilha é conhecida internacionalmente por três destinos:
Pelas inúmeras praias, ilhas e vida marinha no arquipélago de Bacuit;
A ilha Coron localizada próximo a Busuanga;
E pelo maior rio subterrâneo do mundo, localizado em Puerto Princesa.

Apesar de toda a sua beleza e riqueza natural, Palawan foi recentemente descoberta pelos viajantes, é muito mais bem preservada do que as ilhas na Tailândia e ainda não há turismo em massa. Mas em época de redes sociais o segredo não foi bem guardado e as fotos maravilhosas de El Nido se espalharam na internet e cada vez mais pessoas chegam em El Nido em busca do tão sonhado paraíso. E como todo país em desenvolvimento, a chegada de grande número de visitantes a lugares ainda com pouco infraestrutura causam algumas quedas de energia, e em El Nido town é comum faltar luz. Em El Nido também têm poucas opções de caixa eletrônico, o ATM, encontramos apenas um! E dependendo da época no ano esse ATM pode ficar sem dinheiro.. então a dica é levar dinheiro em moeda local, o peso filipino, e ver a possibilidade de pagar algumas coisas no cartão como hotel e alimentação. Também vale lembrar que em El Nido town o sinal internet oscila muito, então aproveite o tempo para relaxar e desconectar! ;)

El Nido Town
El Nido Town, como é conhecido o centrinho de El Nido é o ponto inicial para começar a sua viagem. Apesar de ficar a beira mar, a praia do centrinho é muito movimentada por barcos e não é tão limpa como as outras mais afastadas. Então não se engane, ficar hospedado próximo a praia não é tão vantajoso assim. El Nido town é bem pequena e simples, não espere muita coisa! Mas com a fama da região aumentando a cada ano, muitos novos negócios estão abrindo e dando um charme para El Nido town.

Onde comer em El Nido Town
Trattoria Altrove - Esse restaurante é muito bom, têm várias opções de comida italiana e vive cheio! Amamos comer o risotto funghi! Além da Trattoria eles também possuem uma Pizzaria, a pizza também é muito boa, com massa bem fininha e crocante! Uma delícia!
Gusto Gelato - Essa gelateria é uma ótima parada após uma refeição! Eles trabalham com sorvetes artesanais, crepes e cafés. Nós amamos os sorvetes!
Onde ficar hospedado em El Nido
Além de El Nido Town há a opção de ficar nas praias ao lado, com um mar mais agradável, hotéis “pé na areia” e ainda perto do centrinho (uns 15 minutos de tuk-tuk).
Coral Cliff - Esse hotel fica em El Nido town, nós ficamos hospedados nele e gostamos muito! O hotel é bem localizado e limpinho. Têm um café da manhã bem servido incluso na diária e também um restaurante aberto até o jantar.
Casa Kalaw - A Casa Kalaw faz parte do complexo Lio, um lugar próximo ao aeroporto com restaurantes, bares, lojas e villas. Se fosse voltar no templo talvez ficaríamos aqui. Nós não conheciamos o complexo, ele foi inaugurado recentemente em X. O complexo fica ha uns 15 minutos de El Nido Town, e no local há algumas opções para fazer os passeios pelas ilhas. Para quem não está hospedado no complexo Lio, a rede El Nido Resorts oferece transporte gratuito em uma van a partir de El Nido Town em vários horários. Nós fizemos isso, fomos apenas passar o dia.
Spin Designer Hostel - Esse é o hostel mais cool em El Nido Town! O lugar é bem charmoso, moderninho e bem localizado.
El Nido Resorts - Para quem está em busca de conforto e algo super exclusivo indicamos resorts da rede El Nido Resorts! Os resorts ficam nas ilhas do arquipélago Bacuit e próximo a natureza.


O que fazer em El Nido?
A melhor maneira de conhecer as ilhas do arquipélago Bacuit é fazer um passeio barco de de um dia com grupos ou privados. Esses passeios você pode agendar em alguma agência em El Nido town ou através do seu hotel. Os preços dos passeios são tabelados e os roteiros são conhecidos como A, B, C e D. Por indicação de amigos algumas pesquisas nós escolhemos fazer o A e o C. Nós amamos os dois, o passeio A é o mais conhecido e também o mais cheio, a maioria dos lugares estão beemm movimentados, mas mesmo assim deu para aproveitar os locais! Já o passeio C achei os lugares um pouco mais selvagens, mais bem preservados e menos movimentado.
Os preços dos passeios em grupo variam entre US$ 23,00 a US$27,00 por pessoa. O passeio é geralmente feito com barcos típicos das Filipinas, o outrigger, e está incluso o almoço. Caso você prefira uma experiência mais privada, vale a pena fazer um passeio só para você, assim você pode definir qual o horário deseja começar o passeio e quanto tempo prefere ficar em cada parada. Como nós estávamos me um grupo de 6 amigos, fizemos os passeios com um barco privado e gostamos muito!
Tour A
O tour A passa pela Small Lagoon, Big Lagoon, Shimizu Point, Seven Comando e Secret Lagoon.



Tour C
Matinloc Shrine, Hidden Beach, Helicopter island, Secret Beach e Talisay Beach.




Tour B e D
Cadlao Lagoon, Paradise Island, Pasadingan Beach, Entatula Island, Snake Island entre outros.


Como nós fizemos o tour privado, além das atrações do passeio A adicionamos Entatula Island , e no passeio C adicionamos Cadlao Lagoon, o nosso barqueiro também fez outras paradas no caminho em algumas praias lindas fora dos roteiros!
Além dos passeios, para quem têm mais tempo em El Nido, indico visitar a Corong Corong Beach e a Nacpan Beach. Ambas as praias ficam próximas a El Nido town e podem ser visitadas de tuk tuk ou carro/van.
Corong Corong Beach
Corong Corong é uma praia ao lado de El Nido Town, nós passamos bem rápido por essa praia, apenas no caminho para Las Cabañas. Ela é muito frequentada por jovens e têm uns barzinhos, mas tudo bem simples.
Las Cabanãs Beach
A Las Cabañas fica na outra ponta da Corong Corong, na praia há algumas opções de hotéis e restaurantes/bares, a praia é bem limpa, é um lugar ideal para assistir o por do sol. A praia fica a poucos minutos de El Nido Town e têm até uma tirolesa!
Nacpan Beach
Já Nacpan é mais afastada, não há muitas opções de acomodação e poucos restaurantes. Aqui tudo é muito simples, mas a praia é muito linda! Nacpan também é um ótimo lugar para ver o por do sol.


Como chegar em El Nido
Até há alguns meses atrás, chegar em El Nido era possível apenas de carro, uma viagem longa de 6 horas a partir de Puerto Princesa. Mas graças ao turismo em alta na região, foi inaugurado esse ano o novo aeroporto em El Nido, o aeroporto é bem pequeno mas lindo e charmoso! Ele foi construído pela única empresa área que realiza voos comerciais para El Nido, a AirSwift. Esse ano a empresa lançou um novo voo entre Boracay e El Nido, e ainda há as opções a partir de Manila e Cebu. Nós fomos a partir de Cebu e depois voltamos para Manila. Ambos os aviões eram muito bons.
Nós super indicamos chegar em El Nido de avião, mesmo o valor sendo um pouco mais alto, o conforto vale muito a pena! A dica é comprar as passagens com antecedência, pois os aviões são pequenos e a frota também! E também fiquem atentos a bagagem, é permitido despachar apenas uma mala por passageiro com até 10kg check-in e mais 7kg na bagagem de mão.

Outros destinos em Palawan
Caso você tenha mais de 4 dias em El Nido e queira estender a sua viagem na região nós indicamos muitooo passar uns dias em Coron, uma ilha próxima a El Nido que dizem ser tão linda quanto El Nido. Para chegar em Coron há uma única opção de fastboat. Em Coron há o aeroporto de Busuanga que possui voos para Manila e outros lugares nas Filipinas.
Para quem quer conhecer o maior rio subterrâneo do mundo, indicamos passar um dia em Puerto Princesa, esse é um passeio dentro de uma imensa caverna e pode ser feito em um dia. Nós não visitamos a região, mas ouvimos dizer que a cidade não tem nada de mais e o que vale mesmo a visita é o rio.
Melhor época para ir
A melhor época para vistar El Nido é entre dezembro-maio na época da seca. Nós fomos no final de junho, pegamos dias de sol mas todos os dias quase choveu, quase sempre pancadas no final do dia. De toda a semana que passamos por lá apenas dois dias choveu o dia inteiro. Claro que tudo depende da sorte!

Outras Fontes
Quando o assunto é El Nido nós amamos o que a Lala Rebelo escreveu sobre a sua experiência. A sua viagem nos inspirou muito e vale a pena ler sobre a sua viagem aqui.
Nas Filipinas além de El Nido vistamos Boracay, Cebu e Manila. Leia mais sobre os outros destinos:
Mais do que palavras esperamos inspirar vocês a conhecerem El Nido através das fotos e da energia que elas passam! Caso tenham alguma dúvida sobre a região deixe um comentário aqui!
Se você gostou desse post e quer saber mais sobre o Namastê Mundo, mais lugares inspiradores e por onde estamos? Nos siga no Facebook e Instagram, lá contamos todos os detalhes da nossa viagem!
Namastê!
Bel e Kalil
Comments