Tailândia: Guia de praias e ilhas (melhores destinos)
- Bel
- 16 de mar. de 2017
- 14 min de leitura
Após ficar um mês no sul da Tailândia e conhecer muitos lugares lindos, resolvemos compartilhar com vocês algumas experiências que vivemos por lá e também o que gostamos de cada região. Quando estávamos planejando a nossa viagem pelo país ficamos na dúvida, tá além de Koh Phi Phi que é maravilhoso e imperdível, onde mais seria legal ir? Após muitas pesquisas decidimos co e algumas experiências iremos compartilhar as ilhas e praias que mais gostamos por lá!
O sul da Tailândia é dividido em duas regiões: o Mar de Andamã onde fica Koh Phi Phi, Railey, Ao Nang, Koh Hong, Krabi e Phuket e o Golfo da Tailândia onde está localizado as ilhas de Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao.

Koh Phi Phi
Koh Phi Phi é o lugar mais visitado na Tailândia, a ilha é o cartão postal do país a anos e muitos estrangeiros colocam a Tailândia no seu roteiro só para estar em Phi Phi .A ilha ficou mundialmente conhecida após o filme A Praia que foi filmado em Maya Bay, a partir daí as pessoas chegaram de penca na pequena ilha em busca da famosa praia com mar azul turquesa. A partir desse grande fluxo de turistas o dia a dia dessa pequena ilha e vila de pescadores mudou. Hoje a ilha inteira é focada no turismo, com muitas opções de hotéis, restaurantes, lojas e bares. O único vestígio da época em que a ilha era apenas uma vila de pescadores pode ser observada nos barcos longtail e no seus barqueiros os quais os mais antigos já foram pescadores. Esses barqueiros têm muitas histórias para contar durante um passeio, muitos contam como tranquila e pequena era Phi Phi. A ilha também foi uma das regiões mais atingidas durante o tsunami de 2004, quando visitei a primeira vez Koh Phi Phi em 2008 ainda havia muitos vestígios dessa tragédia natural, o centro da ilha era bem mais simples, com ruas de areia, poucas lojas, restaurantes e bares e quase nenhum hotel luxuoso na beira mar. O que nos contaram eram que a ilha era totalmente diferente, na beira no mar havia muitos hotéis grandes que ainda estavam sendo reconstruídos. Já dessa segunda vez em 2017 quando cheguei em Phi Phi quase não reconheci, tinhas lembranças de uma ilha bem simples e roots, a ilha passou por transformações, já tem muitas opções de hotéis, as ruas estão praticamente todas “asfaltadas” e eles também construíram um cais a beira mar muito gostoso.. Achamos Phi Phi bem movimentada e bem cheia, mas apesar de todo o movimento e grande fluxo de turista ainda vale a pena ir para Phi Phi? Simmm, vale muito a pena, ainda mais se essa for a sua primeira viagem pela Tailândia! Não espere muito do centrinho de Phi Phi, mas espere muitas praias lindíssimas e um mar mais azul que o céu!

O que fazer em Koh Phi Phi
Passeio de barco
O mais legal em Phi Phi é fazer um passeio de long tail para conhecer Maya Bay e outras ilhas e praias da região. Se você quiser ir mais longe ainda dá para conhecer a o a Bamboo Island e a Bida Island. Quando visitamos Koh Phi Phi em dezembro de 2016 a Mosquito Island estava fechada para visitação sem previsão de abertura. O ponto alto de qualquer passeio é ir a Maya Bay, mas Maya Bay pode ser uma armadilha se você visitar a praia em alta temporada e nos horários entre as 9:30 as 14:30 (o horário que a maioria dos passeios chegam lá!). Pode ser uma armadilha porque você irá chegar lá sonhando com o famoso mar super azul e praia paradisíaca mas irá se frustar ao ver o tanto de pessoas que estarão por lá! Realmente esse é o melhor horário para ver o mar azul turquesa de Maya Bay, mas em contra partida também o horário mais cheio. Mas como nem todo mundo quer ter a Maya Bay com mais centenas de pessoas os barqueiros se disponibilizam a sair bem cedo de Koh Phi Phi, umas 7 horas e chegar la bem cedinho. Nós escolhemos essa opção para visitar Maya Bay e gostamos muito! Apesar do mar não estar mega azul, a água ainda é super clara e o mais legal é aproveitar esse paraíso com apenas algumas pessoas.
Outra opção para ter a Maya Bay só para você e mais umas 15 pessoas é fazer o passeio que dorme no barco (over night boat) e amanhece lá, nós ficamos na dúvida se esse passeio seria melhor do que ir de manhã com um longtail e pesquisamos muitas opiniões diferentes na internet, depois de pesquisar e conversar com alguns amigos que fizeram esse passeio chegamos a conclusão que ele não valeria tanto a pena para nós. Mas claro que isso depende da experiência que cada pessoa deseja, no nosso caso preferimos dormir no conforto do hotel do que em um barco em um colchão de dormir com muitas pessoas, preferimos nos alimentar bem ao invés de uma comida qualquer que eles oferecem e também preferimos fazer o passeio de nadar com os plânctons sozinhos e não com um grupo. Nós indicamos esse passeio de dormir no barco para quem está sozinho ou um grupo de amigos que querem conhecer novas pessoas e estão em uma vibe mais roots.

Para nós, fazer os passeios com o longtail valeu muito a pena pois conhecemos um casal de brasileiros lá em Koh Phi Phi super simpáticos que acabaram virando nossos amigos e dividimos o barco com eles! Na escolha dos passeios depende de quantas pessoas estão viajando e que tipo de experiência cada um quer ter em Maya Bay. E só para lembrar, se você quer fazer o passeio de dormir em Maya Bay tem apenas uma empresa que tem autorização para dormir lá e as vagas são limitadas, então vale a pena reservar antes no site. Se você escolher a opção longtail, depois da Maya Bay o barqueiro irá fazer um tour por Phi Leh Lagoon, Lo Samah Bay e outros lugares incríveis!! As fotos explicam melhor comos lugares são incríveis!!
Ir de caiaque até Monkey Beach
Outro passeio imperdível e maravilhoso para fazer em Koh Phi Phi é alugar um caiaque em Koh Dalum Bay e ir remando até a Monkey Beach. O trajeto dura uns 20 minutos e é bem tranquilo já que a água é praticamente parada. Nós gostamos tanto desse passeio que fomos duas vezes, o mar é incrivelmente azul e verde!

Por do sol no mirante e nadar com plânctons
Subir até o mirante e ver a ilha do alto também é imperdível e super indico ir no por do sol!
Nadar com os plânctons também é inesquecível! Nós fizemos um passeio para ver o por do sol entre Koh Phi Phi e Koh Phi Phi Don, após o por do sol nadamos com os plânctos! Não tem como descrever a sensação de bater a perna e nadar no mar a noite e ver o brilho dos plânctos ao seu redor! É ÉMOCIONANTE!! Infelizmente nenhuma foto ficou boa e não chega nem perto da verdadeira luz que eles emitem.

Para quem quer uma indicação de um barqueiro em Koh Phi Phi super indicamos o simpático Mr. Dang, ele foi o nosso barqueiro nos dois dias de passeio, ele fala inglês super bem, é um dos barqueiros mais antigos da ilha além de um sobrevivente do tsunami. Durante o passeio ele nos contou muitas histórias sobre a ilha de Koh Phi Phi, onde ele estava durante o tsunami e como ficou a ilha após a tragédia. É realmente muito comovente ouvir o que essas pessoas passaram e como elas superaram esse momento. O Mr. Dang fica sempre próximo ao píer, se não encontra-lo por lá você pode perguntar para alguém por ele já que ele conhece todo mundo por lá! Se quiser também pode marcar de encontrar ele em algum lugar para conversar sobre os passeios e preços, o telefone dele é 0806947215.
Mergulho de cilindro
Mergulhar e fazer cursos PADI também é muito indicado em Koh Phi Phi! Nós não fizemos mas conhecemos algumas pessoas que fizeram o curso lá e adoraram!
Como chegar em Koh Phi Phi
Chegar em Koh Phi Phi é simples, há várias opções de horários e ferry a partir de Phuket, Krabi e Railey. O percurso dura em média de duas horas a partir de Phuket e uma hora a partir de Railey.

Onde comer em Koh Phi Phi
Em Koh Phi Phi comemos muito bem, lá tem muitas opções de restaurantes e cafés. Gostamos muito do Restaurante Papaya, lá comemos um curry vegetariano maravilhoso!! Outro lugar que amamos comer foi uma barraquinha super simples que vende Pad Thai e Panquecas maravilhosas! A barraquinha e da filha do Mr. Dang e é super movimentada! Ela fica localizada na rua do Barracuda Divers, atenção, como o Barracuda Diverss fica em uma esquina, ela esta localizada na rua que vira a esquerda e não na rua principal. Ela fica antes de chegar a uma rua cheia de lojas, tipo um shopping que eles estão construindo no centro de Phi Phi!
Onde Ficar em Koh Phi Phi
Em Koh Phi Phi há várias opções para ficar hospedado, se você quer ficar bem no centrinho próximo a vários restaurantes e lojinhas indicamos ficar na região central da ilha e se puder próxima a praia Loh Dalum Bay. A praia fica muito linda pela manhã com um mar azul turquesa. Mas atenção, essa região também pode ser barulhenta a noite devido as festas que acontecem na ponta norte da praia! Uma outra opção também central e com menos barulho é a Long Beach, a praia fica próximo ao centrinho,talvez uns 15 minutos andando e também têm uma praia bonita! Já para quem está em busca de mais sossego e privacidade indicamos ficar nas praias mais afastadas como a Laem Tong Beach, a Loh Bagao ou a Rantee Bay. Conhecemos essas praias durante o passeio de barco e elas são muitoo lindas! Principalmente a Loh Bagao onde fica localizada o hotel Phi Phi Island Village Resort!

Railey
Railey é uma praia que fica próximo a cidade de Krabi, o único jeito de chegar nessa praia é de barco a partir de Ao Nang. O trajeto dura em média uns 15 a 20 minutos e passa por lugares lindos! Railey é apenas uma vila pé na areia com algumas opções de hotéis e restaurantes. O lugar é muito conhecido por praticantes de escalada que praticam o esporte nas imensas pedras de arenito próximo a praia.

O que fazer em Railey
Railey é um local para se desconectar do mundo e sentir a energia da natureza. Um passeio imperdível é alugar um caiaque e ir remando até Pranang, uma praia vizinha de Railey com um mar super verde esmeralda e algumas cavernas no mar. De Railey você também fazer passeios de uma dia para maravilhosa Hong Island, Tup Island e Chicken Island.

Onde ficar em Railey
Como já dissemos, Railey é bem pequena e para ficar hospedado lá é necessário reservar o hotel com antecedência! Os hotéis ficam localizados em basicamente duas praias, o melhor é ficar próximo a praia principal que está destacada no mapa, mas se todos os hotéis dessa região já estiver lotado a segunda praia também é um boa opção. Apenas no ultimo caso indicamos ficar hospedados em Ao Nang. No nosso caso, conhecemos Railey e Ao Nang na semana do natal de 2016, no pico da alta temporada tailandesa, ou seja, railey estava lotada não encontramos nenhum hotel, então a nossa opção foi ficar em Ao Nang.
Gostamos de Ao Nang mas ficar em Railey é muitooo melhor! Ao Nang já não tem mais o charme de uma vila e tem mais cara de cidade, com muitos hotéis, restauntes e lojas. Indicamos Ao Nang apenas como segunda opção, já que de Ao Nang da para fazer os mesmos passeios de Railey.

Koh Hong
Koh Hong foi uma surpresa que descobrimos pelas redes sociais. Um dia vimos uma foto de lá no instagram e pensamos: onde fica esse lugar maravilhoso? Após uma breve pesquisa descobrimos que ficava muito próximo a Ao Nang e Railey e logo colocamos no nosso roteiro! Realmente o lugar é incrível, Koh Hong é um grupo de ilhas que fica a uns 40 minutos? De barco de Ao Nang/Railey, nós fizemos um tour com um longtail por um dia e conhecemos várias praias e ilhas no percurso.

Koh Tao
Koh Tao é a ilha mais afastada e conhecida por ser o lugar com o preço mais acessível para fazer curso de mergulho PADI na Tailândia e no mundo! A ilha têm praias lindas e muitas opções para se hospedar. O centrinho da ilha é movimentado e indico ficar hospedado por lá apenas se for realmente necessário por causa dos horários do ferry. A melhor opção em Koh Tao é escolher um hotel em uma praia e aproveitar a região. Koh Tao é uma ilha montanhosa e se locomover de uma ponta para outra pode demorar e as estradas não são as melhores. Nós escolhemos ficar na Shark Bay e gostamos muito! Foi nessa praia que passamos a virada de 2016/2017 e o meu aniversário! Após muitas pesquisar pela internet decidimos ficar hospedados no Haad Tien Beach Club, e não poderíamos ter feito uma escolha melhor! Final de ano na Tailândia, assim como no Brasil, pode significar muvuca, praias lotadas e muita gente pelo caminho. Como era o meu aniversário eu gostaria de um lugar bem tranquilo e com menos muvuca possível e o Haad Tien foi ideal! Outra opção é ficar hospedado em uma linda ilha a Koh Nang Yuan, a ilha é bem pequena e aberta para visitantes que podem chegar com um passeio de barco a partir de Koh Tao. Eu fiquei hospedada no hotel da ilha em 2008 e gostei muito! Achei a estrutura do hotel simples mas pesquisei no site do hotel e vi que eles passaram por reforma e os quartos estão bem melhores. Ficar em Koh Nang Yuan é perfeito para acordar e ter a linda praia só para você e também é uma opção para quem quer mergulhar de cilindro.




Koh Phangan
É a ilha conhecida pela festa da lua cheia a Full Moon Party e é o destino para os jovens que buscam vida noturna. Mas Koh Panghan não é só a festa da lua cheia, a ilha é grande e tem várias opções mais tranquilas e com praias bonitas.Visitei a região de Had Rin onde acontece a festa da lua cheia em 2008, achei a praias bem mais ou menos já que ela é uma praia de recifes e não é muito boa para banho. Dessa segunda vez visitamos o norte da ilha de Koh Phanngan uma região conhecida pelos estúdios de yoga e centros de terapia energética. Nós ficamos hospedados na praia Ban Mae Hat e gostamos muito dos dias que passamos por lá! A praia é bem gostosa para tomar banho e o centrinho bem tranquilo. Uma outra opção é ficar hospedado na Hat Salad que me parece ser uma praia legal também! Já para quem quer praticar yoga na Tailândia, Koh Phangan é o lugar! A região noroeste da ilha têm muitos centros de yoga, curso de treinamento e SPAs! Nós indicamos o Agama Yoga, um estúdio muito legal!
Koh Samui
Koh Samui é a maior ilha e mais próxima do continente no Golfo da Tailândia. Também é onde fica localizado o principal aeroporto da região. Visitei Koh Samui em 2008, gostei da ilha, achei ela meio grande já, a praia é bonita mas com cara de cidade, com muitas opções de hotéis e bares. Um passeio legal para fazer a partir de Koh Samui é visitar a Similan Island!
Phuket
Phuket é uma das portas de entrada para o sul da Tailândia, é em Phuket um dos principais aeroportos da região e também uma região conhecida por praias cheias e movimentadas. Patong Beach realmente é um lugar que não recomendamos para ninguém, acho que quem viaja para a Tailândia não merece passar nenhum segundo nessa praia já que lá não têm nada de bonita e é muito conhecida por turismo sexual e festas das piores qualidade.O centro de Phuket também não tem nada de imperdível.
Mas talvez devido ao horário do seu voo na chegada ou na saída será preciso ficar um dia em Phuket, afinal pegar barco para Phi Phi de noite ou ficar muitas horas no aeroporto também não é legal. Nós chegamos tarde da noite em Phuket, escolhemos dormir em um hotel próximo ao aeroporto e no outro dia pela manhã ir para Kata Beach. Queríamos conhecer uma praia em Phuket, nós escolhemos ficar em Kata Beach e não nos arrependemos. A praia é bonita, se parece um pouco com algumas praias do Brasil, tem muitas opções de hotéis e restaurante, já tem cara de cidade, mas não é nada de maravilhosa e imperdível! A partir de Kata Beach fomos conhecer o Big Buddha e amamos!

Krabi
Krabi é outra opção para quem chega de avião assim como Phuket. A cidade é grande e meio tumutualda e vale a pena ficar hospedado por lá apenas se o seu voo chegar tarde da noite ou sair bem cedo pela manha.
Koh Lanta
Koh Lanta é conhecida por hotéis mais luxuosos e por praias com areias brancas e mar azul. É uma boa opção para quem quer ir para Koh Lipe a partir de Koh Phi Phi. Nós não conhecemos Koh Lanta, gostamos tanto de Phi Phi que ficamos uma semana por lá e acabamos não conhecendo outras ilhas ao sul, mas já colocamos ela na lista da nossa próxima viagem para a Tailândia!

Koh Lipe
Koh Lipe é o sinônimo de paraíso, uma ilha tranquila com areias brancas e mar super azul! Nós colocamos Koh Lipe no nosso roteiro pela Tailândia, mas de última hora, devido a fortes chuvas na região cancelamos e mudamos o itinerário. Koh Lipe ainda é pouco conhecida e explorada turisticamente, a ilha é pequena e com poucas opções de hotéis. O acesso a Koh Lipe não é fácil e prático como Phi Phi, para chegar até lá é preciso ir de barco de Koh Lanta ou Phi Phi. Algumas pessoas até chamam Koh Lipe de as Maldivas na Tailândia de tão azul que é o mar na região!


James Bond Island
A James Bond Island é uma ilha próxima a Krabi e Phuket que ficou conhecida no filme 007 Contra o homem da arma de ouro 1974. Quando visitei essa ilha em 2008 achei ela uma “furada” que não valeu a pena o dia que perdemos em Phi Phi. Achei o lugar longe, o caminho não é tão bonito e quando finalmente chegamos lá era apenas uma formação rochosa no meio do nada. Também não tivemos sorte com o barqueiro que ficou sem gasolina no caminho o que tornou o nosso passeio muito cansativo. Viajar é assim, as vezes não temos experiências boas em determinados lugares que são considerados imperdíveis! Nessa segunda vez achei totalmente desnecessário repetir o passeio e para quem têm poucos dias na Tailândia realmente não indico perder um dia para chegar até lá! Mas se você estiver com muitoo tempo e quer ter a sua própria experiência quem sabe vale a pena. (Se você foi até James Bond Island e gostou do passeio deixa um comentário no final do post nos contando a sua experiência!)
Como é o transporte do Sul da Tailândia?
Para chegar no sul da Tailândia o ideal é voar para Krabi, Phuket ou Koh Samui e a partir de uma dessas cidades iniciar a viagem pelas praias e ilhas. Viajar no sul da Tailândia não é difícil, há muitas opções de agências de turismo que vendem os pacotes de day tour as passagens de barco e ônibus. Muitas vezes você pode comprar os passeios e as passagens na recepção do seu hotel, o que torna muito mais simples e prático. Durante esse um mês que passamos na Tailândia viajamos 5 vezes de barco, e em um desses trajetos (Koh Paghan a Koh Tao) passamos muito medo! O mar estava muitoo mexido, com muitas ondas e ventos fortes. Foram quase duas horas de medo de verdade!! Eu sinceramente achei que o barco iria virar, o barco praticamente mergulhava nas ondas e balançava muito!!Muitas pessoas ficaram enjoadas e em alguns momentos até gritavam de tantos que o barco balançava! Esse foi o maior medo que já passei em um barco e não desejo isso a ninguém! Antes de passar por essa situação nós não pesquisávamos bem qual tipo de barco iriamos viajar, simplesmente comprávamos a passagem de acordo com o horário que gostaríamos e não nunca pensávamos em qual tipo de barco estaríamos viajando.
Pois bem, a lição desse medo todo nos vez pesquisar que a melhor opção é o barco catamarã, pois mesmo quando o mar está mega mexido ele não “pula” tanto ou voa como uma lancha (o que aconteceu com nós), na pior das hipóteses ele vai sacudir mais para um lado e para o outro.. A melhor empresa com catamarã super novos é a Lomprayah, nós fomos com ele de Koh Tao para Chumphon e gostamos muito! O mar ainda estava mexido, mas bem menos que quando chegamos e o barco era super novo o que nos deu muito mais segurança! Então fica a super dica, escolha sempre um barco bom! Em relação ao trajeto de ônibus os dois que fizemos foi bem tranquilo. Fomos de ônibus de Ao Nang para Koh Phangan com um pacote de ônibus e barco que compramos em uma agencia em ao Nang. E depois fizemos o trajeto de ônibus de Chumphon até Bangkok que também foi tranquilo apesar das muitas horas de percurso (8 horas!). No geral as estradas na Tailândia são muito boas e seguras. Indicamos viajar de ônibus por lá para quem está com tempo, do contrário, a melhor opção é voar!

Qual a melhor época para viajar?
A Tailândia têm um clima de monções e a melhor época para visitar o país é entre dezembro e março para as regiões de Bangkok, Chiang Mai e a costa do mar de Andamã (Koh Phi Phi, Railey, Phuket e Krabi). Já para as regiões do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao) é mais indicado viajar entre maio e setembro devido as fortes chuvas que caem na região.
Gostou desse post e quer saber mais sobre o Namastê Mundo, mais lugares inspiradores e por onde estamos? Nos siga no Facebook e Instagram, lá contamos todos os detalhes da nossa viagem!
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão sobre esse post deixe a sua opinião nos comentários, nós respondemos eles semanalmente! :)
Namastê!
Bel e Kalil
Comments