Tailândia: Bangkok, Ayutthaya e Chiang Mai
- namastemundo
- 16 de mar. de 2017
- 12 min de leitura
A Tailândia é um país que fica localizado na região do Sudeste Asiático, o país é mundialmente conhecido pelas suas lindas praias tropicais com um mar azul e verde esmeralda, pelos magníficos e ricos palácios, pela energia dos seus templos budistas, pelas ruínas de cidades antigas e pela sua culinária única. O turismo é muito importante na economia tailandesa, a Tailândia é o país mais visitado no Sudeste Asiático, o terceiro mais visitado da Ásia e Bangkok a sua capital, está sempre no ranking dos top destinations. A maioria dos estrangeiros que chegam na Tailândia são asiáticos dos países vizinhos e russos que fogem das temperaturas abaixo de zero. Mas mesmo não tendo uma proporção significada, os brasileiros estão cada vez mais viajando para a Tailândia e para a Ásia, nós descobrimos esses países e agora só pensamos nisso: mar azul, templos, cultura, história e sabores diferentes.. Essa foi a minha segunda visita na Tailândia, a primeira vez foi em 2008 onde me apaixonei por esse canto do mundo e descobri que voltaria para Ásia muitas e muitas vezes.. Afinal a conexão já foi feita, a Ásia é um dos lugares mais mágicos e incríveis do mundo, uma mistura de cultura, belezas naturais e espiritualidades sem igual. E com o objetivo de informar mais sobre a região irei compartilhar com vocês algumas informações úteis sobre o país, o que ele tem de mais imperdível e o que eu mais gostei por lá!

Informações Gerais
A Tailândia foi a única forte monarquia que restou do antigo Sudeste Asiático. A região passou por muitas guerras, invasões, domínio europeu e governos comunistas, mas o antigo Reino de Sião soube como ninguém manter o seu poder e a sua forma de governo para construir o atual Reino da Tailândia. A maioria dos tailandeses aprovam a monarquia, eles têm um profundo respeito pela família real e estão de luto pela morte do rei Bhumibol Adulyadej desde 13 de outubro de 2016. Observamos o luto nas inúmeras fotografias do rei Bhumibol espalhadas pelo país com faixas preto e branco e com frases de agradecimento, também sentimos a energia de luto no ano novo de 2016/2017, no local que passamos à virada de ano a festa estava animada, mas umas 22hs simplesmente acabou, nós não entendemos nada, perguntamos para uma tailandesa porque a festa acabou tão cedo e ela nos respondeu que esse ano de 2016 é um ano de luto e eles terminariam a festa mais cedo.. É assim que o povo está lidando com essa situação no país. O povo tailandês é muito simpático e amigável, a maioria fala um inglês básico e são na maioria budistas. O budismo praticado na Tailândia é a linha do budismo Theravada o mesmo de Mianmar, Laos, Camboja e Sri Lanka.
A Tailândia é um país bem acessível financeiramente para viajar, vindo do Brasil geralmente a passagem aérea é o maior investimento, por aqui acomodação, alimentação e passeio é bem em conta. A moeda da Tailândia é o Thai Baht, e para uma breve comparação: US$ 1,00 = R$ 3,31 = THB 34,6.
Bangkok
Bangkok é uma das cidades mais visitadas do mundo, a cidade como nenhuma outra no mundo mistura a loucura e o caos das grandes metrópoles asiáticas com a modernidade, templos budistas, palácios reais e sabores exóticos. Antigamente, Bangkok era apenas um pequeno ponto comercial do antigo Império de Ayutthaya, mas após a capital do império ser destruída e saqueada pelo Império da Birmânia em 1767, o rei decidiu mudar a localização geográfica da capital imperial para uma região mais central e com acesso fluvial, assim em 1782 o rei Rama I fundou as margens do rio Chao Phraya a atual Bangkok. Durante a década de 80 e 90 a cidade passou por uma forte modernização e desenvolvimento econômico, mas mesmo assim a cidade ainda mantêm alguns palácios e templos da época do Império de Sião, como o Wat Arun e o Grand Palace. Hoje a cidade é um dos principais centros financeiros e comerciais da Ásia e o ponto de partida para uma viagem pelo Sudeste Asiático.
Onde ficar em Bangkok
Em Bangkok há muitas opções para se hospedar, a cidade oferece hotéis e hostels para todos os perfis de viajantes. Eu gosto muito da região de Siam e Sukhumvit. Essas duas áreas são áreas mais comerciais, com muitas opções de hotéis, restaurantes, bares, café, lojas e shoppings. O ideal é ficar hospedado próximo a uma estação do skytrain (metrô elevado), assim fica super fácil se locomover na cidade.
Nessa viagem ficamos hospedados no Siam Swana em Siam, gostamos muito do hotel e da localização, dá para ir a pé para a Jim Thompson House e para o Siam Paragon. Nessas regiões também há algumas opções de hostels. Já para quem quer mais conforto Bangkok têm várias opções de hotéis quatro e cinco estrelas, a maioria fica nessas duas regiões Siam ou Sukhumvit ou também próxima ao Rio Chao Phrya como o Mandarim Oriental.
Para quem busca acomodações em hostels mais econômicos, há muitas opções na região da Ko Shan Road. Eu não gosto muito dessa região, acho ele com muita cara de centrão, meio suja e as noites nos bares são “conhecidas” pela prostituição. Mas ela também é o lugar mais conhecido pelos mochileiros que adoram ficar hospedados lá! Eu passei por essa rua poucas vezes e não me senti nem um pouco atraída pela energia do lugar, acho que Bangkok é uma cidade que oferece opções muito melhores para ficar e se hospedar em Koh Shan talvez seria um desperdício. Claro que essa é apenas a minha opinião, muitas outras pessoas ficam em Ko Shan Road e gostam de lá! Então depende muito do que você está buscando na sua estadia em Bangkok. ;)
Se locomover em Bangkok é bem fácil, a cidade é muito bem conectada por linhas de metrô e skytrain. Taxis são seguros e com preço acessível, mas lembre, sempre de pedir para eles ligarem o taxímetro!! Alguns não ligam de propósito só para cobrar um preço maior pela corrida, então sempre que entrar em um táxi pede para ele ligar o taxímetro, se o motorista não quiser, procure outro táxi ou aceite pagar o preço que ele cobrar o que provavelmente será mais caro que o normal. Uber funciona super bem na cidade, nós usamos em um dia para ir para o aeroporto e gostamos muito! Já os tuk tuk fique beemm espertos! Andar em Bangkok de tuk tuk é uma aventura divertida, mas os tuk tuks também são conhecidos por cobrarem um preço bem maior dos turistas, algumas vezes chega a ser mais alto do que de taxi! Então negocie, negocie, negocie!!! E também fiquem atentos, pois é comum um tuk tuk te levar para um lugar que você não pediu, apenas para tentar de vender algo.
O que fazer em Bangkok
Grand Palace
O Grand Palace é a antiga residência real e hoje ele é usado apenas para cerimônias e eventos religiosos. O local foi residência real e da sua corte entre 1782- 1925, atualmente a família real mora no Dusit Palace ao norte de Bangkok e o visita o Grand Palace somente em ocasiões especiais. Algumas partes do Grand Palace ficam abertas para visitação e outras fechadas para uso exclusivo da família real. Devido a morte do Rei Bhumibol Adulyadej, o local onde ficava o seu trono costuma ficar bem movimentado devido aos rituais de luto que o povo tailandês esta fazendo para o seu antigo rei. O período de luto deve durar um ano e têm previsão para acabar em outubro de 2017. O Grand Palace é composto por muitos halls, salões e portões de entrada. É no Grand Palace que está a imagem do Buda de Esmeralda, vale a pena passar por essa sala!




Wat Pho
O Wat Pho fica ao lado do Grand Palace e é um dos templos budistas mais antigos da cidade, ele foi construído na mesma época do Grand Palace pelo Rei Rama I e ainda hoje é considerado um centro religioso em Bangkok. O local também possui uma escola de Thai Massage e é considerado o local de nascimento dessa prática, já que era ali onde inicialmente a técnica era praticada e ensinada. Ao visitar o Grand Palace você pode comprar o ticket com direito a visitar o Wat Pho e a enorme estatua do Buda Deitado.

Wat Arun
O Wat Arun fica na outra margem do rio, mas na mesma região do Grand Palace e Wat Pho. Ele foi um dos primeiros templos budistas a serem construídos pelo Rei Rama I após a mudança da capital imperial para Thonburi e Bangkok.
O Buda de ouro em chinatown (Wat Traimit)
O Buda de ouro em chinatown foi um dos templos mais incríveis que visitamos no Sudeste Asiático e talvez o mais bonito da Tailândia! Conhecer o Buda de ouro é imperdível!! O Buda de 5 metros de altura é realmente de ouro e é a maior jóia da Tailândia com um valor estimado em 250 milhões de dólares. Ele é a maior estátua do Buda sentado de ouro do mundo! Nós gostamos muito da energia desse templo e ficamos lá por um bom tempo, meditando e agradecendo pelas bênçãos da vida. O interessante sobre essa estátua do Buda é a história de como ele foi descoberto, na época do Império de Ayutthaya eles cobriam as imagens de ouro com gesso/argamassa e enterrava para os saqueadores não encontrarem. Esse Buda era um Buda coberto com argamassa que após uma queda durante o seu transporte se mostrou sendo na verdade um Buda de ouro! Incrível né?


Jim Thompson House
A Casa do Jim Thompson é um museu localizado na região Siam. Ele é uma das poucas construções arquitetônicas no típico estilo tailandês, ela foi construída pelo arquiteto e empresário americano Jim Thompson em 1959. A casa foi toda construída de madeira de teca, uma árvore típica do Sudeste Asiático e no seu interior possui uma grande coleção de móveis e peças antigas. O lugar é parada obrigatória para quem ama arquitetura, arte e história. É um lugar que eu amo visitar em Bangkok e recomendo para todo mundo! “É nos seus jardins que eu viajo no tempo e fico imaginando como era a cidade de Bangkok nos tempos prósperos do Reino de Sião”. Uma das principais cidades da Ásia, interligada por canais e com uma cultura e história encantadora! Um lugar que traz paz e boas energias! ’’
A casa é super bem preservada e é aberta para visitações guiadas. Nas visitas guiadas o guia nos explicou algumas características das construções tailandesas, alguns detalhes sobre a vida do Jim Thompson e como floresceu o mercado da seda na Tailândia. No mesmo local do museu tem um restaurante e uma sala com exposições artísticas, o dia que visitamos havia uma exposição fotográfica de dois fotógrafos vietnamitas muito criativos e interessantes!
Siam Paragon e o MBK
Esses dois shoppings são enormes e possuem muitas opções de lojas e restaurantes. O Siam Paragon é um shoppings mais requintado, com muitas marcas internacionais, eles vendem até carros importados e iates lá! Já o MBK fica ao lado do Siam Paragon e é um shoppings de desgin e marcas asiáticas, o MBK têm muitas opções para decoração e roupas moderna.
Mercado Chatuchak
Durante nossa estadia em Bangkok decidimos conhecer esse mercado, ele é enorme e fica localizado próximo a estação do skytrain Mo Chit. O mercado abre apenas nos finais de semana e têm inúmeras opções de lojas e barraquinhas para comprar roupas, artesanatos, souvenirs e muitas outras coisas! Ir ao mercado de Chatuchak é um programa comum para os moradores de Bangkok e dependendo do horário pode ficar bem cheio! Nós gostamos de conhecer esse mercado e fizemos até algumas comprinhas por lá! Mas ele não é nada de imperdível, e recomendo apenas para quem está com bastante tempo na cidade.
Além dessas atividades que indicamos, Bangkok oferece inúmeras opções para quem têm mais tempo na cidade como um passeio pelos canais e rios, assistir uma luta de muay thai, conhecer o mercado flutuante (já extremamente comercial) e o mercado do trem.
Ayutthaya
Autthaya foi antiga capital do Império de Ayutthaya e hoje é uma cidade localizada ao noroeste de Bangkok. A maneira mais fácil de chegar na cidade antiga é com um day tour que sai de Bangkok bem cedo, umas 7 horas da manhã e volta no final do dia lá pelas 16 horas. Há muitas opções de tours e empresas que fazem esse passeio, nós reservamos o nosso pelo hotel que estávamos hospedados e gostamos do nosso dia! A única coisa que não gostei muito da empresa que escolhemos foi que o grupo era muito maior do que imaginávamos, tinha umas 40 pessoas para apenas 1 guia! Ou seja, o guia explicava a história e apenas poucos realmente ouviam. Para quem quer algo mais exclusivo há também a opção de ir de táxi, mas aí já não garanto que o taxista irá saber te explicar os detalhes da história de Ayutthaya, o melhor é combinar com uma agência certinho que tipo de tour você deseja. Para quem prefere um tour em português e com poucas pessoas indico a Experiência Tailândia, eles organizam tours para Ayutthaya e em Bangkok!



Essa cidade antiga foi a mais saqueada e invadida pelo Império Khmer (Camboja) e Império da Birmânia (Mianmar). Praticamente toda a sua riqueza foi roubada, seus prédios e templos destruídos. Restaram apenas algumas ruínas e imagens de Buda, na maioria, com partes quebradas ou amputadas. Era comum nessa época guardar pedras preciosas e ouro dentro das imagens do Buda, principalmente na sua cabeça e braço, assim quando a cidade era invadida os saqueadores quebravam as imagens e roubavam o que havia dentro. O reino de Ayutthaya durou 417 anos e teve grande influência na região, mas após a última invasão em 1767 pelo Império da Birmânia começou um período de declínio que ocasionou na mudança da capital para Bangkok. Nós adoramos visitar essa cidade antiga e aprender um pouco mais sobre a rica história e cultura do Sudeste Asiático!



No nosso caminho de volta para Bangkok o nosso tour parou no Palácio de Verão (Bang Pa In), um palácio que fica localizado a 60 km de Bangkok e que foi utilizado pela corte real por muitos anos. Hoje o palácio está aberto para visitação turística e raramente recebe uma visita real. O lugar possui um jardim grande e conta com edifícios de diversos estilos arquitetônicos, como o estilo tailandês, chinês e europeu.

Chiang Mai
Chiang Mai é uma cidade localizada no norte da Tailândia e é a segunda maior cidade do país. Ao ficar hospedado na região mais turística da cidade (dentro da antiga muralha) você pode nem perceber que a cidade é tão movimentada assim. Essa região é cheia de ruazinhas com muitas opções de restaurantes, hotéis e barzinhos, nesse bairro central também está localizado alguns templos. O templo que mais gostei de visitar em Chiang Mai foi o Wat Phra That Doi Suthep no alto da montanha, o lugar têm uma energia muito boa e uma vista linda! Chiang Mai é conhecida por ser uma cidade cultural e umas das melhores cidades para fazer um curso de culinária tailandesa! Gostei tanto do curso que fiz lá que fiz um post só sobre ele, leia aqui.
Em Chiang Mai também têm é uma cidade para quem gosta de atividades na natureza, por lá há várias trilhas e a opção de fazer rafting! Outra atividade muito comum para o turismo em Chiang Mai é visitar a tribo karen, ou também conhecida como as mulheres girafas. Eu visitei essa tribo em 2008, não gostei do que eu vi por lá e não recomendo para ninguém. É um lugar super comercial e não têm nada de original Me senti mal em contribuir para um turismo que explora essas mulheres que ainda vivem em más condições. Como não voltei mais lá não sei como está a situação atual delas, se o governo resolveu dar um suporte para essas mulheres e melhorar a sua qualidade de vida.
Outra atividade comum que não recomendo em Chiang Mai é andar nos elefantes, acredito que isso é uma exploração animal que o turismo não deve contribuir. Caso você realmente queira ter um contato mais natural com os elefantes indico fazer um programa em alguma organização que realmente ajude na preservação e nos cuidados desses animais.
Yoga em Chiang Mai
Quando estava em Bali pesquisei muito sobre os lugares na Tailândia que ofereciam opções para praticar yoga e Chiang Mai sempre liderava nas buscas com inúmeras opções. Mas quando cheguei na cidade e fui realmente procurar um lugar para praticar fiquei surpresa em saber que na cidade havia apenas pequenas opções. Eu achava que Chiang Mai era uma mini Ubud que possui várias opções interessantes para praticar yoga e acabei não encontrando bem isso. Então a dica que dou é, se o seu objetivo é praticar yoga o melhor lugar no Sudeste Asiático é em Bali e mais especificamente em Ubud, leia mais aqui. Caso queira praticar yoga na Tailândia em Koh Phangan têm um lugar muito legal, o Agama que vale a pena visitar.
Festival das Lanternas
O Festival das Lanternas, ou Festival das Luzes é um dos festivais budistas mais bonitos no Sudeste Asiático. Ele costuma acontecer entre os meses de outubro/novembro e Chiang Mai é o melhor lugar para participar e assistir esse festival.
O Templo Branco em Chiang Rai
Chiang Rai é uma cidade também no norte da Tailândia e próximo a Chiang Mai (3 horas de carro). Conhecemos Chiang Rai de passagem durante a nossa viagem para atravessar a fronteira do Laos, paramos na cidade apenas para conhecer o Templo Branco / White Temple e valeu muito a pena! O Templo Branco é um templo budista moderno que está aberto para visitação desde 1997. O templo foi construído em um estilo arquitetônico único e é repleto de simbologias.

Melhor época para visitar a Tailândia
A Tailândia têm um clima de monções e amelhor época para visitar o país é entre dezembro e março para as regiões de Bangkok, Chiang Mai e a costa do mar de Andamã (Koh Phi Phi, Railey, Phuket e Krabi). Já para as regiões do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao) é mais indicado viajar entre maio e setembro devido as fortes chuvas que caem na região.
Mochilão na Tailândia
A Tailândia é um destino super amigável para mochileiros e possui uma grande infra estrutura de hostels /low budget hotel. É considerado um país seguro e com preços bem acessíveis para o turismo.
Vegetarianos na Tailândia
Apesar da culinária tailandesa possuir muitas opções com frutos do mar e outros tipos de carne animal, há também algumas opções com tofu e cogumelos. Por lá comemos muito o tradicional Pad Thai na versão vegetariana , muitos fried rice e muitos currys com legumes e tofu! Mas claro que a culinária tailandesa é bem rica e vai muito além dos noodles e arroz, há deliciosas opções vegetarianas de sopas com leite de coco e curry e o delicioso mando sticky rice! No geral achamos fácil se alimentar na Tailândia e achamos a comida de lá muito saborosa.
Gostou desse post e quer saber mais sobre o Namastê Mundo, mais lugares inspiradores e por onde estamos? Nos siga no Facebook e Instagram, lá contamos todos os detalhes da nossa viagem!
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão sobre esse post deixe a sua opinião nos comentários, nós respondemos eles semanalmente! :)
Namastê!
Bel e Kalil
Comments